18 de ago. de 2006

Arte, crueldade ou porquice mesmo?

Estava eu aqui dormindo no ponto, mas nossa amiga-colaboradora Moniquete não deixou informação passar despercebida. Excelente jornalista, Moniquete já sabe identificar quais notícias se encaixam no perfil editorial do Desagradável.


Britânica dança com porco morto e enfurece ativistas
Da Reuters, por Mike Collett-White (publicado no UOL Últimas Notícias)


Ativistas de direitos dos animais descreveram como "doentia" a performance artística envolvendo uma mulher nua embalando um porco morto durante quatro horas.

O show de Kira O'Reilly, chamada "Inthewrongplaceness", será apresentado na galeria de arte Newlyn, em Penzance, sudoeste da Inglaterra, na sexta-feira.

James Green, diretor da galeria, defendeu a apresentação, dizendo que a audiência seria controlada, com uma pessoa entrando por vez para assisti-la, durante 10 minutos cada.

"Com relação ao ponto de vista da galeria, sentimos realmente que deveríamos fornecer ao público do local a oportunidade de ver esse tipo de trabalho, que só pode ser experimentado em Londres", disse ele à Reuters.
Ele acrescentou que a galeria "não havia recebido nenhuma reclamação direta" sobre o show, uma das várias apresentações que fazem parte do programa Tract de arte ao vivo.

Mas uma porta-voz da organização Pessoas em Defesa do Tratamento Ético dos Animais (Peta, na sigla em inglês), chamou a performance de "doentia".

"Como a senhorita O'Reilly parece depender do choque de usar um porco assassinado como acessório, talvez a falta de talento para atuar como uma artista respeitável possa sugerir que ela deveria arrumar um emprego diário em vez disso, para pagar as contas", declarou ela.

"Crueldade não é entretenimento".

No website da galeria (www.newlynartgallery.co.uk), O'Reilly chama a performance de "uma dança lenta e esmagadora com um porco, para um pessoa por vez".

"O trabalho me deixou com uma tendência à porquice, fantasias inesperadas de fusão e metamorfose entre espécies começaram a bruxulear em minha consciência".

Um comentário:

ba disse...

deixa ela, afinal o Palmeiras saiu da zona do rebaixamento.