27 de set. de 2006

Guardas sensíveis

Aos amigos que gostam de passear pelo Parque Trianon, uma notícia boa. Mas não se animem tanto porque o coronel é Casado!

Sensibilização e capacitação da GCM

A partir de agora e até 2008, todo o efetivo da Guarda Civil Metropolitana, na passagem pelo C.A.P - Ciclo de Atualização Profissional receberá capacitação para o trato com o público GLBTT.

De acordo com parceria assinada ontem entre a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) da Prefeitura de São Paulo, e a CFSU (Centro de Formação em Segurança Urbana) - representada pelo coordenador Geral, José Francisco Giannoni - a partir da próxima segunda feira, dia 2 de outubro, serão realizadas palestras sobre sexualidade, orientação sexual, identidade de gênero, leis de proibição e punição a homofobia, entre outras.

A palestra, que será realizada todas às segundas-feiras à tarde, tem o intuito de sensibilizar e capacitar os guardas quanto ao olhar sobre o público GLBTT. Os dias já confirmados de palestra são 02, 09,16,23 e 30 de outubro e 06, 13, 20e 27 de novembro.

Como nasceu o projeto
A conversa inicial com a Guarda Civil Metropolitana ocorreu no ano de 2005, quando a CADS foi convidada pelo Coronel Rubens Casado, comandante geral da GCM, para palestrar um evento comemorativo de aniversário da Corporação.

Durante o evento surgiram diversas dúvidas dos servidores da guarda quanto ao tratamento em relação à diversidade sexual. Logo depois, a coordenadoria foi acionada para uma reunião no Centro de Formação da GCM, na qual surgiu a proposta de ministrar palestras sobre direitos humanos oferecidas aos guardas.

O empenho demonstrado em 03 palestras culminou na proposta de participação no Curso de Inclusão Cidadã nos Parques Municipais - destaque para o Parque do Ibirapuera, pela zona de embate que existe no Portão 03, espaço denominado de "Autorama". Assim, foram mais 04 palestras até a formação completa da turma.

O próximo convite foi o de participar do processo de reciclagem com curso para direitos humanos e minorias, no qual todos os Guardas Civis Metropolitanos são obrigados a passar.

Dessa forma, a CADS estará palestrando sobre orientação sexual, identidade de gênero, violência, discriminação, homofobia e Lei Estadual 10.948/01 para todo o efetivo da GCM.

Um comentário:

ba disse...

GCM, CAP, GLBTT, CADS, CFSU... são necessárias tantas siglas pra determinar que tudo vai ficar mais cor-de-rosa?