14 de jun. de 2007

Dilemas na casa do Pedrinho

É grande o sucesso comercial dos produtos que perfumam o ar contaminado de odores fecais. (veja vídeo)

Desagradável também faz a sua parte, e divulga release de importância fundamental para a saúde dos intestinos.

***

Obstipação intestinal, intestino preso, constipação, prisão de ventre:
muitos nomes para um único mal


“Ao corpo humano faz grande diferença se o pão é feito
de farinha de trigo fina ou grossa, com ou sem o farelo


Hipócrates, 460 A.C.

“Doutora, tenho muita dificuldade para ir ao banheiro...”, “Às vezes, fico três ou quatro dias sem conseguir evacuar...”, “Em banheiros fora de casa,eu não faço de jeito nenhum...”, “Quando eu viajo, só consigo ir ao banheiro no quarto ou quinto dia”... Estas são queixas comuns que a endocrinologista, Ellen Simone Paiva, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional, Citen, ouve de seus pacientes em dieta. “Mas a obstipação acomete também quem não está fazendo regime, pois é causada, principalmente, pelo consumo excessivo de alimentos industrializados, pobres em fibras. A incidência do problema chega a 20% da população”, diz a médica.
Segundo a médica, a obstipação intestinal pode ser caracterizada quando:

a freqüência ou quantidade de evacuações é reduzida;
há necessidade de força excessiva para evacuar;
mesmo com evacuações diárias, as fezes são fragmentadas ou endurecidas;
há sensação de evacuação incompleta ou de obstrução ao evacuar.

Além da insuficiente ingestão de fibras, que impede a formação de bolo fecal por pura falta de resíduo alimentar, o problema pode ser agravado pela baixa ingestão de líquidos; pela vida sedentária e pela obesidade; por reflexos evacuatórios não atendidos por longos períodos (“depois eu vou ao banheiro”; “em casa, eu vou ao banheiro com tranqüilidade”); pelas doenças que envolvem o intestino (processos inflamatórios), o sistema nervoso (esclerose múltipla, acidente vascular cerebral); pelas doenças endócrinas e metabólicas (hipotireoidismo e diabetes) e pelo uso de alguns medicamentos (diuréticos, analgésicos, suplementos com cálcio e ferro), “inclusive o uso prolongado de laxantes, muitas vezes, ingeridos como remédios para emagrecer”, alerta a médica.

Em relação ao uso de laxantes, todos são prejudiciais, “inclusive aqueles ditos naturais, como chá de Senne e o complexo 46”, diz Ellen Paiva. Estes produtos são, em sua maioria, lesivos à mucosa do cólon por seu efeito irritativo e estimulante do peristaltismo intestinal. O uso abusivo e prolongado cria uma inércia intestinal e o órgão passa a funcionar somente com a ingestão de doses cada vez mais elevadas. “O uso contínuo desse medicamento pode levar à desidratação e ao desequilíbrio de sais minerais, entre outras conseqüências”, informa.
(...)

3 comentários:

Renata Gama disse...

com estes posts estamos dignas de ser colaboradoras da proxima edicao de um livro do rubem fonseca chamado "secrecoes, excrecoes e desatinos". bravo!

Olivia disse...

eu também acho. Precisamos parar de mexer com as pudendas e putrefações

Flávio Sartori disse...

literalmente, este release é uma merda.

Aproveito para falar que odeio o Pedrinho e o moleque que quer usar o banheiro da casa dele.